segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ainda o clássico

Os meus dois últimos posts foram sobre o clássico de domingo e também este o será.Mas para falar sobre o futebol jogado e as consequências do resultado do jogo.
Em primeiro lugar tinha defendido anteriormente que o Benfica deveria jogar com 5 elementos no meio campo e somente 1 avançado jogando Gaitan na posição 10..Para meu espanto a imprensa avançou também que Jesus iria optar por esta estratégia o que me deixou mais tranquilo,pois não era uma ideia só minha.Infelizmente,como tal não se verificou  Lima passou ao lado do jogo e o Porto dominou o meio campo e controlou o jogo,tal como eu previra..É muito fácil vir dizer que perdemos por um erro do Artur,mas a verdade é que jogamos mal.Bastava eles nos pressionarem para já não sabermos o que fazer á bola..Bem,não me vou alongar mais sobre este assunto..O que quero dizer é muito simples.Jogou Jesus com 2 avançados porque estavamos a jogar em casa e o adversário estava privado do seu melhor jogador  ou irá jogar sempre assim contra qualquer adversário?É porque a jogar assim nem ganhamos no dragão,nem vamos longe na liga Europa..Será mesmo que o nosso treinador está mais experiente e não irá cometer erros do passado?Ainda vai a tempo de emendar,mas até agora FC Porto,Celtic,Spartak Moscovo,Barcelona B não indicam isso.
O meu último post dizia que era a hora ideal de espantar fantasmas em relação ao clube rival.Para mim,a desilusão é grande,pois considero que nos últimos anos nunca fomos tão favoritos para um jogo com eles..Mas a ansiedade tomou conta dos jogadores e o respeito em demasia ao clube do norte só desapareceu quando estivemos em desvantagem no marcador..E desta vez nem nos podemos queixar muito do árbrito,que errou para os 2 lados..Se por um lado acho que Jesus deve ser questionado quanto ao seu sistema táctico nos jogos de elevada dificuldade,também acho que alguém devia ser responsabilizado pela tremideira contra grandes clubes..Ou será que não está lá ninguém para esse trabalho?Para que serve o psicologo?Quem prepara e motiva os jogadores para estes encontros?
Quem quer um Benfica à Benfica não pode estar satisfeito com a prestação de Domingo.Não pode achar que jogamos para ganhar quando o que se viu foi uma equipa com medo de perder.Não pode estar contente porque a equipa não mostrou fio de jogo nem soluções para superar a pressão que o adversário fazia.É preciso mais!E é preciso admiti-lo primeiro,para se trabalhar para o conseguir depois.

1 comentário: